Exposição José Lara

A recorrência de formas, manchas e texturas alusivas a paisagens, relevos e pedras demonstram um interesse primordial em explorar propriedades do desenho e da impressão. Outras figuras e elementos gráficos aparecem eventualmente, em uma espécie de jogo de proposições poéticas entorno dos objetos de estudo. A série de 28 fotografias, por sua vez, é uma seleção de imagens capturadas de cupinzeiros, pedras e erosões em pesquisas de campo.
A princípio, serviriam apenas como referências para a produção em monotipia. Ao longo do processo, no entanto, passaram a ganhar autonomia. No contexto do trabalho, as fotos oferecem novas sugestões lúdicas e evidenciam uma obsessão do artista pelas matérias em questão. Nesse sentido, a natureza é percebida através de duas perspectivas distintas, mas que se cruzam impreterivelmente: a plasticidade de sua configuração física é sedutora, sendo inevitável associá-la a questões históricas, culturais ou da memória.
Com o projeto Criança no Museu – segmento exposição de artes e o Edital de Exposições do Mezanino para Jovens artistas a Fundação Inimá de Paula renova seu compromisso de ensino e promoção das artes e o apoio à produção artística de jovens artistas de Minas Gerais.