Museu Inimá de Paula

Cultura, cidadania e arte para milhares de crianças e estudantes.

Projeto Criança no Museu

Desde 2010, apoiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o Projeto Criança no Museu, contempla milhares de alunos principalmente de escolas públicas, com a visitação às dependências do Museu com o intuito de compreender como as manifestações artísticas podem influenciar no dia a dia de uma sociedade.

Uma atividade extraclasse, que ensina e desperta nas crianças a consciência e a necessidade de preservação e valorização do patrimônio histórico, que já atendeu aproximadamente 70.000 crianças e centenas de professores de mais de 180 escolas .

São programadas até 4 visitas diárias em turmas de até 40 alunos, todas orientadas por arte-educadores treinados. Cada exposição é uma história.  As atividades, são realizadas de segunda a sexta-feira, exceto feriados, em dois turnos, manhã e tarde. Após as visitas monitoradas as crianças participam de pequenas oficinas e, ao final, recebem um kit de arte composto por régua, lápis, borracha, caixa de lápis de cor, apontador, bloco de anotações e material  de referência ricamente ilustrado e detalhado. O projeto  também providencia o transporte dos alunos, um lanche e o treinamento do professor para acompanhar a visita ao lado de seus alunos, sempre guiados pelos arte-educadores do museu.

Quer saber mais? Veja os detalhes aqui.

Agende sua visita

1 – Como é a visita:

De início, a acolhida ao grupo acontece imediatamente na recepção do Museu Inimá de Paula, onde um arte-educador os orientará durante todo o percurso. O grupo, ao chegar no Museu, passará por todos os protocolos de segurança e regras de comportamento. O Arte Educador será o mediador responsável por conduzi-los pelo espaço expositivo, apresentando as obras, os temas devidamente propostos e as possibilidades artísticas em exposições simultâneas no mesmo espaço. 

Os roteiros irão variar de acordo com as exposições em cartaz naquele período. São desenvolvidas atividades lúdicas, como jogos, dinâmicas e atividades propositivas que são realizadas ao longo do percurso. Durante a visita, o professor acompanhante é o responsável pela disciplina de seus alunos. Aliás, a fim de que a visita seja produtiva, o mais importante é estar sempre ciente das regras de comportamento dentro do espaço museológico, pois elas traduzem aspectos da educação patrimonial, uma vez que informam sobre a necessidade de preservação de nossos bens culturais, desde a arquitetura do Museu às suas obras de arte.

2 – Como funciona a visita na Escola:

Diante deste novo cenário após a decorrência da COVID-19, a equipe educativa do Museu Inimá de Paula viu a necessidade de levar o Projeto Criança no Museu para dentro das escolas públicas. As visitas são realizadas pelo Coordenador Artístico e Educativo do Museu Inimá de Paula com o auxílio de um Arte-Educador. A visita acontece dentro da sala de aula com duração de 20/30 min, seguindo o mesmo formato e roteiro realizado dentro do Museu.

Utilizando lâminas no tamanho A3 apresentadas para os alunos, com reproduções das obras do pintor Inimá e fotos do Museu.Tem como objetivo explorar a percepção visual e ativar a compreensão para as manifestações artísticas e como elas podem influenciar nosso cotiano e sociedade. Com foco no aprendizado e na experiência cognitiva e interativa com as imagens e objetos. É disponibilizado no final de cada visita o kit lanche e um material didático apenas para o professor.

3 – Regras de Comportamento e Segurança:

As visitas mediadas no Museu Inimá de Paula devem seguir os seguintes critérios:

•A quantidade máxima atendida por visita são 60 pessoas (alunos), somados professores e alunos. A cada vinte alunos exige-se a presença de um professor.

Falar baixo no espaço do Museu; ;

• Não é permitido lanchar nas dependências do Museu;

Seguir as orientações dos arte educadores;
Respeitar os limites de distância das obras e das paredes do espaço expositivo;

Não utilizar celulares, câmeras fotográficas e outros aparelhos eletrônicos durante a visita, deixando o registro ser feito apenas pelos professores, ou por um aluno pré-determinado.

4 – Sobre a visita e roteiros:

O projeto poético de Inimá de paula refere-se aos princípios que orientam o processo criativo de um artista, ligando suas obras umas às outras e conferindo uma identidade própria ao conjunto de sua produção. Os princípios que configuram o projeto poético podem ser divididos em dois eixos, que funcionam de modo articulado.

De um lado, temos os princípios éticos, formados pelo plano de valores do artista. De outro temos os princípios estéticos, que se originam e ao mesmo tempo moldam sua sensibilidade e sua percepção.

Os dois eixos se influenciam mutuamente, de modo que o interesse por um determinado movimento estético traz consigo uma carga de valores, e vice-versa.

Na base desses dois eixos encontra-se o contexto histórico no qual o artista está inserido. As condições sociais, econômicas, ideológicas, culturais e tecnológicas constituem o conjunto de possibilidades e limitações de uma determinada época e lugar.

Qualquer postura que se adote, desde a mais conservadora até a mais vanguardista, se insere dentro de uma cultura. De um modo ou de outro, o artista – como todo ser humano – é afetado pelo seu tempo e seus contemporâneos.

5 – Contatos e agendamentos:

educativo@museuinimadepaula.org.br

Tel:55 31 3213-4320 / Vitor Camarano – Coordenador de Arte e Educação

Rua da bahia,1201-centro

Belo horizonte/mg-cep 30.160-011