Exposição Êxodos – por Sebastião Salgado

A exposição Êxodos, do fotógrafo mineiro Sebastião Salgado, é fruto de viagens realizadas durante o período de seis anos por mais de 40 países. Como resultado de seus deslocamentos, Sebastião Salgado, capturou através do clique da sua câmera as questões políticas, sociais e econômicas ao retratar a história de pessoas que foram obrigadas a deixar a terra natal.

Segundo Sebastião Salgado, “mais do que nunca, sinto que a raça humana é somente uma. Há diferenças de cores, línguas, culturas e oportunidades, mas os sentimentos e reações das pessoas são semelhantes”. É exatamente esse sentimento de uma identidade planetária, no qual todos estamos conectados, que permeia o pensamento da exposição e complementa, em forma de legenda, o que a fotografia constrói, como imagem.