Inauguração do Museu Inimá de Paula
Maio de 2008
A Fundação Inimá de Paula foi constituída em 1998, pelo próprio Inimá de Paula, e um grupo de amigos próximos dos quais destacamos Murilo Castro, Eduardo Janot e Romero Pimenta.
A diretiva principal da Fundação é a preservação e divulgação da obra e memória do grande mestre Mineiro Inimá de Paula, patrono das Artes em Minas Gerais, bem como difundir a arte e a cultura através de todas as suas formas de manifestação.
Em 11 anos de incansável trabalho, a Fundação já ostenta inúmeros trabalhos de relevo, dentre os quais, destaca-se:
– Catalogação de 1800 obras do pintor Inimá de Paula, espalhadas em vários estados da federação, um trabalho exaustivo e inovador.
Todas estas 1800 obras podem ser pesquisadas no site da Fundação, em dois belíssimos livros.
Mas em maio de 2008, o objetivo maior da fundação foi alcançado. Numa parceria pública privada, inédita na área da cultura, foi inaugurado esse importante espaço cultural, o Museu Inimá de Paula. O Governo do Estado de Minas Gerais cedeu em comodato para a Fundação este prédio, que já abrigou os saudosos Clube Belo Horizonte e Cine Guarani. A restauração da edificação, bem como sua reforma, somente tornou-se viável e real, graças aos recursos privados doados pelo membro do conselho diretor Mauro Tunes Júnior.
Assim, nasceu o museu Inimá de Paula, um dos mais importantes espaços culturais do nosso Estado, e por que não dizer do Brasil.