O Governo de Minas Gerais e Museu Inimá de Paula apresenta a exposição “Expressões de Afeto” de Mário Nelson Nepomuceno Bracarense em cartaz do dia 22 de Novembro de 2024 a 23 de Fevereiro de 2025.
Mário Nelson Nepomuceno Bracarense nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais no ano de 1991. Teve uma infância amorosa e normal, mas no início da adolescência apresentou alguns problemas de coordenação motora. Aos 20 anos, já diagnosticado com Ataxia de Friedreich, doença degenerativa que compromete a coordenação motora e força muscular, começou a se locomover por cadeiras de rodas. Esse momento de mudança contribuiu para que Mário explorasse a escultura em argila, dando forma a cabeças e rostos que, de maneira visceral, refletem suas próprias vivências e emoções. Através da imperfeição e da intensidade das expressões faciais, o artista construiu uma conexão emocional com seu público, criando um elo entre sua presença física, gestos e materialidade.
A mostra “Expressões de Afeto” é uma homenagem à mãe do artista, Sílvia Barral, que convida o espectador a mergulhar pelo universo expressivo de Nelson. As 35 esculturas apresentadas são um retrato do afeto humano, capaz de transmitir uma vasta gama de sentimentos – da dor à felicidade, da angústia à serenidade. A produção de Mário Nelson nos leva a um diálogo profundo sobre o poder transformador da arte. Suas obras não apenas capturam o instante da expressão, mas também a narrativa da vida do próprio artista, em sua superação.