HISTÓRIA DO MUSEU

Localizado em um prédio histórico no centro da cidade de Belo Horizonte, na Rua da Bahia, nº 1201, o Museu Inimá de Paula é gerido pela Fundação Inimá de Paula e é referência para a história da capital mineira.  Um local que respira arte, cultura e história, sempre com livre acesso: a entrada é franca.

Inaugurado em 2008, reúne em Belo Horizonte um acervo permanente dedicado ao pintor Inimá de Paula, traçando um panorama completo de sua vida e obra, iniciado após o registro de quase duas mil obras em seis anos e da edição histórica de dois volumes de obras catalogadas em 2008. São expostas cerca de 80 obras do artista em constante rodízio, acompanhadas da remontagem de seu Atelier, Sala de Autorretratos e Galeria Virtual.

Todo esse material está à disposição da população, estudantes, pesquisadores, curiosos e demais interessados em conhecer um pouco mais sobre este importante artista mineiro, além de já ter se tornado, em sua curta existência, um dos mais importantes locais de divulgação da cultura e das artes em todas suas expressões, pois além do acervo permanente, o Museu promove mostras e exposições para outros artistas consagrados e ainda não conhecidos.

O  antigo prédio na Rua da Bahia, onde já funcionou o Clube Belo Horizonte e o Cine Guarani, de um lugar cinzento se transformou em um espaço cheio de cores, como a obra de Inimá.  São mais de 3 mil metros quadrados totalmente restaurados e remodelados com tecnologia de ponta e segurança, iluminação e recursos visuais únicos.

O salão central do Museu abriga uma exposição permanente de mais de 100 obras do mestre mineiro das cores, uma remontagem de seu ateliê e uma apresentação dramática de seus autorretratos. A galeria virtual mostra todas as 1860 obras catalogadas ao longo de 10 anos, na qual o visitante opera de forma simples e moderna o sistema que traz uma experiência visual inédita. O exclusivo espaço cultural multiuso é o único da cidade especialmente construído para abrigar várias exposições paralelas por ano.

O Museu Inimá de Paula tem ainda um teatro-cinema com 130 lugares e uma programação muito especial voltada para a arte educação, que atende escolas, crianças e adultos.

Vídeo institucional