Projeto Criança no Museu

Desde 2010, apoiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o Projeto Criança no Museu, contempla milhares de alunos principalmente de escolas públicas, com a visitação às dependências do Museu com o intuito de compreender como as manifestações artísticas podem influenciar no dia a dia de uma sociedade.

Uma atividade extraclasse, que ensina e desperta nas crianças a consciência e a necessidade de preservação e valorização do patrimônio histórico, que já atendeu aproximadamente 70.000 crianças e centenas de professores de mais de 180 escolas .

São programadas até 4 visitas diárias em turmas de até 40 alunos, todas orientadas por arte-educadores treinados. Cada exposição é uma história.  As atividades, são realizadas de segunda a sexta-feira, exceto feriados, em dois turnos, manhã e tarde. Após as visitas monitoradas as crianças participam de pequenas oficinas e, ao final, recebem um kit de arte composto por régua, lápis, borracha, caixa de lápis de cor, apontador, bloco de anotações e material  de referência ricamente ilustrado e detalhado. O projeto  também providencia o transporte dos alunos, um lanche e o treinamento do professor para acompanhar a visita ao lado de seus alunos, sempre guiados pelos arte-educadores do museu.

Quer saber mais? Veja os detalhes aqui.

Agende sua visita

 

1 – Como é a visita:

De início, a acolhida ao grupo acontece imediatamente na recepção do Museu Inimá de Paula onde um arte-educador os orientará durante todo o percurso. O Arte Educador será o mediador responsável por conduzi-los pelo espaço expositivo, apresentando as obras, os temas devidamente propostos e as possibilidades artísticas presentes em exposições simultâneas no mesmo espaço.

Oficinas de arte são realizadas eventualmente mediante disponibilidade de tempo da turma e da equipe de Arte do MIP, a fim de estabelecer as condições para o diálogo e para a produção de conhecimento a partir do que for visto e experimentado.

Durante a visita o professor acompanhante é o responsável pela disciplina de seus alunos. Aliás, o mais importante, a fim de que a visita seja produtiva é estar sempre ciente das regras de comportamento dentro do espaço museológico, pois elas traduzem aspectos da educação patrimonial uma vez que informam sobre a necessidade de preservação de nossos bens culturais, desde as obras de arte do Museu à sua arquitetura.

2 – Regras de comportamento:

• Falar baixo no espaço do Museu;
• Deixar bolsas, lancheiras, sacolas e outros objetos no ônibus;
• Evitar conversas paralelas;
• Seguir as orientações do arte-educador;
• Caminhar no ritmo do grupo;
• Manter o grupo sempre unido;

• Orientar o grupo a respeitar os limites de distância das obras e das paredes do espaço expositivo;
• Deixar todo e qualquer tipo de comida e/ou bebida no ônibus não sendo permitido lanchar nas dependências do Museu;
• Jogar chicletes, balas, pirulitos e afins que estiverem sendo consumidos, no lixo antes do início da visitação.
3 – Informações sobre a visita

Turno da manhã: Terça-feira/ Quarta-feira / Sexta-feira – 09h e 10h

Turno da tarde: Terça-feira/ Quarta-feira / Quinta-feira /Sexta-feira – 14h e 15h30

Turno da noite: Quinta-feira – 19h

* As visitas tem tempos de duração diferentes para que possamos atender todas as turmas solicitantes:

A visita das 9h tem 50 minutos de duração

As visitas das 10h/14h/15h30 tem 01 hora uma hora de duração

O Projeto educativo do Museu Inimá de Paula oferece transporte às escolas e grupos carentes (municipais,estaduais e federais). O número de viagens é limitado e com restrições à determinadas regiões metropolitanas, de forma a não comprometermos a chegada e saída das turmas.

As visitas com transporte são para no máximo 45 alunos por vez, respeitando os limites de segurança e capacidade do ônibus. Turmas que não respeitarem esse limite não serão embarcadas. Solicite o transporte no ato do agendamento e aguarde a confirmação de disponibilidade.

A visita inicia a partir do horário agendado, portanto, a pontualidade da escola implica em seu melhor aproveitamento, salientamos que a visita ao Museu é o início do contato com a arte de Inimá de Paula e ambientes não formais de educação, sendo esse momento um convite ao retorno para conhecimento do acervo completo em exposição.

O tempo de visita será reduzido na mesma proporção do atraso, de forma a não prejudicarmos a próxima turma.

A turma visitará (mediante disponibilidade e adequação de conteúdo expositivo) os 03 (três) andares do Museu: Salão Inimá, Mezanino e Plataforma de Exposições Temporárias, ainda que, a fim de cumprir o período de visitação proposto, um recorte entre uma obra e outra seja feita dentro da exposição a favor das principais temáticas da obra de Inimá de Paula.

As exposições temporárias poderão também visitadas e comentadas, caso a faixa etária e conteúdo exposto se adeque ao grupo atendido.

Possuímos uma cartela de atividades e oficinas que podem ser ministradas durante o período da visita, sendo necessária a solicitação por parte do educador, ciente de que o tempo de teoria será reduzido para que ocorra a parte prática. O tempo de duração da visita não será ampliado para realização de atividades.

Em caráter de exceção caso o próximo horário agendado tenha sido cancelado a atividade poderá ser prorrogada, mas somente com o consentimento e aprovação dos artes educadores.

4 – Ao Educador:

A equipe de arte educação convida você a sensibilizar, estimular e preparar seus alunos para uma rasa imersão na poética do artista Inimá de Paula. Se um aprofundamento em questões relacionadas à sua obra, tanto melhor. Confiamos sinceramente em que os resultados inevitavelmente bem-sucedidos concorram para o desenvolvimento cognitivo dos seus alunos. Disponibilizamos antecipadamente o material didático educativo em arte para que a preparação das aulas e projetos aplicados aconteçam da melhor forma.

5 – Informações técnicas:

Máximo 50 alunos por visita.
2 acompanhantes da escola que serão os responsáveis pelo grupo durante a visita ao Museu.
Duração: 01h aproximadamente
Grupos com crianças de até 05 anos de idade são limitados a 40 alunos.
Idade mínima dos alunos:4 anos
Necessária apresentação da Declaração de Visita preenchida pela escola e enviada por e-mail pela equipe do Museu Inimá de Paula no ato de confirmação | Sendo uma declaração para cada turma agendada.
Necessária apresentação da Declaração de Visita devidamente preenchida pela escola e com o carimbo do CNPJ, enviada por e-mail pela equipe do Museu Inimá de Paula no ato de confirmação | Sendo uma declaração para cada turma agendada.
A não apresentação da Declaração de Visita na chegada ao Museu implica na não realização da visita.
Agende sua turma: educativo@museuinimadepaula.org.br
Aguarde a resposta por e-mail confirmando sua visita e recebimento da Declaração de Visita.

Informações: Alexandre Tavera
31 3213 4320