Últimos dias da exposição Fotoperformances de Domingos Mazzilli

O Museu Inimá de Paula recebe, até o dia 24 de setembro  a exposição  Fotoperformances, de Domingos Mazzilli. O artista visual retrata, por meio das fotografias de Felipe Ferreira e da maquiagem do catalão Raul Cabanell, 32 personagens, dentre as quais a curadora de arte  da  própria exposição, Susan O. Campo, num exercício de metalinguagem. As imagens têm impressão fine-art e cada personagem tem sua biografia inventada por Mazzilli.
Entre as peças estão figuras do meio das artes plásticas, como Tarsila do Amaral, Frida Kahlo, Yayoi Kusama, da moda, como Coco Chanel, do cinema, como a replicante Zhora, de Blade Runner, Hanna Schygulla, no filme Lili Marlene e a drag Divine, musa de John Waters. Há também diversas mulheres inventadas pelo próprio artista, tanto na fisionomia quanto em suas biografias, onde ele pretende confrontar o público com a seguinte questão: se eu não fosse eu, quem eu seria?
O trabalho propõe reflexões sobre identidade de gênero, dentre outras coisas, assim como a liberdade de poder ser outrxs (sem gênero) nestes tempos tão conservadores. A proposta dialoga com Baudelaire no seu texto “Elogio da Maquiagem”, assim como com os heterônimos de Fernando Pessoa, além de flertar com as mil faces e o universo pop de Madonna e Lady Gaga.