Séries de Inimá: Paisagem

A iniciativa Séries de Inimá tem como objetivo apresentar o acervo do artista Inimá de Paula através de olhares sobre parte específica de sua produção.

Tal postura alinha-se com o fato de pensá-lo a partir de suas múltiplas identidades construídas e representadas em seu trabalho ao longo do tempo: o retocador de fotografias, o artista autodidata, o retratista, o pintor de paisagens, o mestre das cores, o fauve brasileiro (...)

Nessa segunda mostra, a escolha pelo gênero da paisagem se faz presente para sustentar o pensamento curatorial. São apresentadas 19 obras que compreendem, enquanto amostragem, uma parte significativa de sua produção e os diálogos estabelecidos com as diversas perspectivas estéticas de sua época.

A exposição também oferece ao público uma oportunidade de ação e interação com a mostra através da proposta realizada pelo Setor de Arte e Educação do Museu Inimá de Paula. O artista, em seu processo criativo, dedicava ao uso da fotografia um lugar de destaque na sua produção. As paisagens que aqui estão expostas, em sua grande maioria, foram fotografadas pelo artista e, na intimidade de seu ateliê, transformadas e reinventadas em pinturas.

Portanto, neste espaço encontram-se disponíveis algumas fotografias de paisagens urbanas para serem usadas como suporte para a sua produção. As obras aqui produzidas ficarão disponíveis como parte da exposição para acesso ao público, tornando-se mais um elemento expositivo no espaço.