Marcos Anthony – A Arte do Silêncio

O Museu Inimá de Paula reabre as portas para o público, depois de um longo período fechado, devido à pandemia, para a exposição de Marcos Anthony, A Arte do Silêncio. A reabertura está marcada para o dia 6 de Julho de 2021. A exibição é a mais recente e inédita do artista e arquiteto composta por 38 obras em óleo sobre tela, que contará a sua história através da arte do silêncio e superação. 

A exposição contará com as primeiras obras que foram pintadas, a partir dos 7 anos de idade até o momento atual, com vídeo e várias fases do artista. 

A arte é a expressão maior do seu imenso amor pela vida. Ela não se prende a um mesmo tema ou estilo; é um estilo somatório de ecletismo, diversidade étnica, expressão da “multiface”. No estilo criado pelo próprio artista, há uma mistura de cubismo, modernismo, expressionismo e arte contemporânea.

As obras que compõem o salão do museu, tratam-se do despertar de uma arte eclética e versátil, que explora vários temas em um estilo próprio de uma alma que permanece em festa, celebrando a vida e o dom recebido. “Deus quer, o homem faz, a obra acontece.” E assim se fez!

 

A exposição ficará até o dia 18 de setembro de 2021 e pode ser vista nas terças, quartas e sextas-feiras e sábados das 10h às 18h30, nas quintas de 12h às 20h30 e aos domingos e feriados de 10h às 16h30.

 

Sobre o artista 

 

Marcos Anthony nasceu em Timóteo, Vale do Aço, Minas Gerais – Brasil. Filho de uma das famílias mais queridas da cidade. Possivelmente, foi o primeiro arquiteto surdo de Minas Gerais e um dos primeiros do Brasil. Foi, também, o primeiro pintor surdo do Brasil a fazer exposição individual e internacional. Participando em outubro de 2014  de um Concurso Internacional de Artes Visuais em New York City  – Art From the Heart – Interdisciplinary Profit Sharng da The Vanderbilt Republic – Criative Agency x Artiste Corporativ. Foi  o único artista  brasileiro a se consagrar nessa ocasião, classificando-se em segundo lugar, após ter  concorrido com outros artistas,  que vieram de várias partes do mundo. Participou também em uma única exposição no Castillo Museo Provincial Del Vino – Valladolid – Peñafiel, onde a rainha Juana da Espanha morou. 

Na capital mineira, bacharelou-se pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). No ambiente acadêmico, sentiu-se definitivamente liberto do quadro de exclusão social, aprendendo e ensinando com cada obstáculo que a vida lhe apresentava…

O fato de nascer e crescer no mais recôndito “silêncio”, poderia ter feito de Marcos uma pessoa triste e limitada, mas, ao contrário, serviu para aprimorar o seu imenso talento artístico.

Nunca se sentiu “diferente” ou menos capaz por sua limitação auditiva. Seguiu com determinação e alegria de viver rumo às suas metas, seus objetivos. Era a luz do artista brilhando em sua alma!

O que para a maioria é “silêncio”, para Marcos é o “som da arte”. Som que o faz entregar-se ao encanto das cores, formas e sonhos.

O “silêncio” não foi motivo para frear os sonhos e a sua capacidade teleológica. Ultrapassou com seus pincéis cores e talento, o que para muitos poderia ser um obstáculo intransponível. Por acreditar em si mesmo, Marcos Anthony superou a barreira do som para se tornar, mais do que um grande artista, um grande homem!