Inimá mestre mineiro das cores – Galeria de arte do Fórum Lafayette

A Galeria de Arte do Fórum Lafayette, em Belo Horizonte, recebe a exposição do artista plástico mineiro Inimá de Paula, a partir da terça-feira (26/4), às 19h. O evento marca a reabertura do espaço para mostras de obras de arte após dois anos de restrições impostas pela pandemia. O modernista Inimá de Paula é um dos artistas brasileiros de maior projeção internacional, reconhecido mundialmente por suas paisagens e retratos de cores fortes e vibrantes. O Museu Inimá de Paula, que detém o acervo permanente do artista, selecionou sete de suas mais significativas obras para a exposição.

A mostra é fruto da parceria entre o Espaço Cultural Fórum Lafayette e o Museu Inimá de Paula, viabilizada pela Direção do Foro de Belo Horizonte, e encerra com sucesso um planejamento que se iniciou há mais de dois anos, ainda antes da pandemia.

O juiz diretor do Foro de Belo Horizonte, Christyano Lucas Generoso, comemora o êxito da parceria com o Museu Inimá de Paula, que desde o primeiro contato se mostrou sensível ao interesse do Espaço Cultural, oferecendo a orientação e o suporte necessários para que o espaço do Fórum Lafayette estivesse apto a receber as valiosas obras.

O coordenador de artes e educação do museu, Vitor Camarano, responsável pela escolha das telas que serão expostas, destacou o empenho da Direção do Foro em adequar o local para que elas possam ser exibidas com segurança e, assim, cumpram sua função social.

not---expo-inima-de-paula----20.04.22.jpg
Entre as pinturas da exposição, estão naturezas-mortas, paisagens e retratos que trazem a principal característica do artista: as cores vivas e as pinceladas vigorosas.

Vitor Camarano explica que as sete obras selecionadas para a exposição formam um recorte capaz de simbolizar os principais eixos temáticos de Inimá de Paula ao longo da carreira. Todo o acervo catalogado pela Fundação Inimá de Paula ultrapassa 2 mil itens, entre pinturas, gravuras e desenhos. Entre as pinturas, estão naturezas-mortas, paisagens e retratos, que trazem a principal característica do artista: as cores vivas e as pinceladas vigorosas.

O escritor baiano Jorge Amado, quando esteve na capital mineira, em 1968, visitou uma exposição de Inimá de Paula na Galeria Guignard. Os dois eram amigos, mas Amado não conseguiu encontrar pessoalmente o artista. Deixou, contudo, uma carta registrando suas impressões.

A carta integra o acervo do museu e revela a emoção do escritor com a expressiva obra do mineiro, que retratou o cotidiano dele e de Minas nas mais de 2 mil telas espalhadas por todo o mundo. “Vou para a Bahia com os olhos cheios de cores de seus quadros”, escreveu o baiano.

A exposição Inimá de Paula fica na Galeria de Arte do Espaço Cultural Fórum Lafayette até 27 de maio e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, na Avenida Augusto de Lima, 1.549, Barro Preto, das 9h às 18h.

Texto:Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette